POST 6

Como saber se o seu produto ou serviço é comprado pelo GOVERNO???

Para que o empresário que nunca vendeu para  os órgãos governamentais inicie deverá primeiramente procurar informações nos sites voltados para compras públicas.

É possível encontrar as respostas nestes portais, onde têm espaço para o cadastramento de empresas.

Após o cadastro o empresário passará a receber, por e-mail, informações de seu interesse.

Indico iniciar pelo o portal de compras do governo federal o Comprasnet (www.comprasnet.gov.br), você encontrará cerca de 330 mil empresas cadastradas no Sistema Unificado de Cadastramento de Fornecedores (Sicaf) e informa aos fornecedores gratuitamente os editais de licitação, de acordo com o produto de interesse e regiões de preferência.

Temos outros também gratuitos como BEC – Bolsa Eletrônica de Compras/SP  https://goo.gl/iyRU9c, cidade Compras www.cidadecompras.com.br.

Outras ferramentas que prometem facilitar a vida de quem quer vender para o governo  são os cursos de licitações que ensinam  passo a passo como ingressar no Mundo das Licitações, consulte os nossos cursos abertos no site http://ofirlicitacoes.com.br/ e também encontrarão cartilhas como a Cartilha do Fornecedor – Contas Públicas Governamentais – que acaba de ser lançada pelo Sebrae.

Devemos também ficar atentos à alguns fatores relevantes, um deles é em relação à escolha para qual ente público queremos vender, por isso  é recomendável que a empresa procure saber se o órgão para o qual pretende vender atrasa pagamentos antes de entrar numa licitação. Não são “todos” que atrasam, e por isso temos que quebrar o mito de que governo é sinônimo de mau pagador, esse cenário mudou muito – e para melhor – nos últimos anos, até pela fiscalização mais rigorosa do Tribunal de Contas da União.

Não importa se a sua empresa é de grande, médio ou pequeno porte. Para participar de uma licitação, é necessário saber onde você pode atuar, depois verificar os editais oferecidos pelo Governo e identificar aqueles em que o seu negócio se encaixa melhor. Portanto, não saia perdendo nesse jogo de compra e venda.

Mapear o seu nicho de mercado pode ser o diferencial na hora de vender seus produtos ou serviços. Portanto, saiba exatamente com quem você está lidando. Em primeiro lugar, conheça como funcionam as compras do Governo, pesquisando sobre as exigências, benefícios e desafios que você terá que encarar. Quanto mais informações sobre os valores que o Governo irá gastar nos bens e serviços em um determinado período, mais vantagens competitivas a sua empresa terá. Depois, faça uma análise dos possíveis concorrentes. Mapeie os seus adversários em potencial, veja o que eles estão propondo ao órgão licitante e, a partir disso, pense na melhor proposta que atenda aos interesses do órgão para, assim, colher resultados positivos no final.

Gostou, curta comente e compartilhe: https://goo.gl/UfLr40