17891916

Blumenau forma comissão técnica que criará a licitação do transporte de Blumenau

Comissão formada por cinco pastas do poder público tem até o fim de maio para encaminhar licitação ao Tribunal de Contas do Estado

A prefeitura de Blumenau dá nesta quarta-feira o primeiro passo oficial para a criação da nova licitação do transporte coletivo na cidade, após o rompimento do contrato com o Consórcio Siga em janeiro. Um decreto assinado pelo prefeito Napoleão Bernardes instaura uma comissão técnica que irá trabalhar exclusivamente na criação da licitação. Ela será formada por técnicos do Seterb, da Procuradoria Geral do Município e das secretarias da Fazenda, Gestão Governamental e Administração.

– Informalmente estes técnicos já estavam se reunindo desde a semana passada, mas hoje começam oficialmente, em tempo integral, o trabalho com máxima agilidade para entregar até o fim de maio o edital para aprovação do Tribunal de Contas do Estado – explicou o prefeito.

De acordo com Napoleão a comissão terá três missões durante o processo: ter agilidade total, incluir ativamente a comunidade no processo e ter transparência total. Na semana que vem será divulgado o cronograma de audiências e consultas públicas que irão dar voz à população no processo. O prefeito diz que haverá também consulta pública através da internet, e que espera contar com a participação de usuários e trabalhadores do transporte, além de especialistas e representantes de entidades de classe da cidade.

– Três pontos devem estar previstos no debate. A qualidade da frota com garantias de carros novos, a confiabilidade do serviço para que o usuário tenha a certeza de poder contar com o ônibus e a tecnologia, com internet e aplicativos que modernizam o sistema. É um processo de prever um modelo moderno para os próximos 20 ou 30 anos, que normalmente é o prazo das concessões – destaca.

O contrato de seis meses com a Viação Piracicabana, responsável pelo transporte emergencial, vai até julho. A prefeitura espera até lá ter o contrato com a nova concessionária do transporte em Blumenau.

Jornal de Santa Catarina.